<$BlogRSDURL$> ; Free Web Counters
Web Counters
|

sábado, março 08, 2008

Dia Mundial da Mulher..., mas qual mulher!? 


Teatro
Relações de amor e poder em palco na Benedita
Petra é uma estilista famosa de 35 anos. “Arrogante e dominadora, sempre navegou tranquilamente nas ondas da paixão”, mantendo com os homens que se cruzaram no seu caminho relações amorosas frias e cerebrais. Tudo muda quando conhece Karin, por quem se apaixona avassaladoramente. Agora, o poder está nas mãos desta, que se aproveita do amor de Petra para ascender profissionalmente.

É esta a história sobre a qual assenta o enredo d’ “As lágrimas amargas de Petra Von Kant”, a nova encenação dos Gambuzinos, grupo de teatro do Externato Cooperativo da Benedita.

Com estreia marcada para amanhã no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita, a peça explora o amor como um dos melhores exemplos das relações humanas baseadas no poder, numa descida aos infernos assinada por R. W. Fassbinder.

José Carlos Saramago, encenador da nova produção dos Gambuzinos explicou à Gazeta das Caldas que esta é uma peça diferente do todos os outros trabalhos do grupo, “mais adulta, onde uma relação lésbica permite explorar, sem eventuais confusões com o machismo, as relações de poder e de interesse que se estabelecem também no amor”.

Aconselhada a maiores de 16 anos, a nova produção nasceu da vontade das próprias actrizes, que queriam experimentar algo diferente das histórias mágicas que servem de temática a muitos dos 12 trabalhos que o grupo apresentou nos seus nove anos de existência. “Aceitei encenar a peça que elas próprias escolheram, o que acabou por ser uma agradável surpresa. Além disso, como esta era uma vontade delas, parece-me que também lhes foi mais fácil encarnarem as personagens”, explicou ainda José Saramago.

As lágrimas amargas de Petra Von Kant” sobe pela primeira vez a palco hoje, 8 de Março, às 21h30, horário a que se repete a 29 de Março e a 5 de Abril. É ainda possível assistir à peça aos domingos – 9, 16 e 30 de Março e 6 de Abril – às 16h00. O preço dos bilhetes é de dois euros para estudantes e cinco euros para não-estudantes.



Joana Fialho


Pois hoje deu-me para aqui..., para pôr em causa o amor no feminino... vai cair-me o mundo em cima, embora não comentem, mas o telefone já começou a receber os insultos do costume...! Também já me vou habituando...
Assim seja!


"O valor das pessoas e dos diamantes só pode ser estimado quando os conhecemos fora das carapaças." -Nossrat Peseschkian

Comments: Enviar um comentário
Archives
Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com